quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O QUE SÃO AS CHAKRAS? (VIDEO)


O corpo humano é constituído por uma rede complexa de nervos, canais e centros de energia denominados de "Chakras".
Estes centros podem ainda ser entendidos, como canais receptores e transmissores de energia universal e do planeta.
Estes centros de energia estão ainda interligados entre si, e governados por determinadas glândulas endócrinas. As chakras regulam também o funcionamento de determinados órgãos do corpo humano ou de certas partes do corpo.

Neste contexto, as chakras podem ser descritas como “rodas”, "discos" ou “vortexes" de energia que se dividem do seguinte modo: 7 chakras maiores e 21 chakras menores.
Para além das chakras maiores e menores, o corpo humano é ainda composto por outros centros de energia minúsculos, e que segundo a tradição hinduísta se denominam de "nadis" ( centros estes muito usados pela acupunctura).

O estudo das chakras

Tanto as "chakras" como as “ nadis” são centros vitais para o nosso bem-estar e saúde física, emocional, mental e espiritual.
E o interesse do Reiki pelo estudo das chakras e das nadis e seu funcionamento, prende-se ainda com o facto de estas fornecerem informações valiosas sobre o estado de saúde dos seres humanos.

Um mau funcionamento das chakras

Quando as chakras não estão a funcionar de modo harmonioso no corpo humano, isto é por vezes sinonimo de doença física, emocional ou de enfermidade mental.
E quando as chakras estão bloqueadas, fechadas, desequilibradas, imperceptíveis, disfuncionais ou sujas, a pessoa tem sempre a tendência para adoecer (e em casos mais graves isto pode conduzir á morte do individuo)

E o Reiki tal como outro tipo de tratamentos energéticos, podem auxiliar a um melhor funcionamento das chakras e nadis, seu desbloqueamento e activação.

A acção do Reiki no desbloqueamento e activação das chakras

O trabalho de desbloqueamento e activação das chakras pode ser levado a cabo por um praticante de Reiki (de nível II/III ou Mestre), que possua conhecimentos aprofundados sobre o funcionamento das chakras, sua respectiva limpeza e energização.
O profissional de Reiki sabe ainda como equilibrar as chakras, mediante o recurso á meditação, técnicas de energizacao, de "grounding" e de protecção.

Ainda neste âmbito, o profissional de Reiki estuda padrões de pensamento, de comportamento e de funcionamento energético á escala pessoal, familiar e colectiva.

Nós somos o reflexo dos nossos pensamentos

Como Mestres de Reiki que somos, acreditamos veemente que as pessoas são o reflexo imediato dos seus pensamentos, emoções e comportamentos.
E os pensamento são a nosso entender, poderosíssimos geradores de energia universal positiva e negativa.

Os pensamentos e as emoções tem ainda a capacidade de viajar grandes distancias no espaço e no tempo, através de várias dimensões de existência e da consciência.

E os nossos pensamentos atraem de igual modo, energias e vibrações positivas ou negativas desta e de outras dimensões.
Estas energias afectam por sua vez o funcionamento das chakras, alterando a sua função, nível energético e movimento cíclico.

Ainda neste contexto, existe uma relação directa entre a natureza dos nossos pensamentos e o funcionamento ou movimento das chakras no corpo humano.
Assim sendo, pensamentos negativos são normalmente geradores de bloqueios e disfuncionalidade ao nível das chakras e da aura, ao passo que pensamentos positivos estimulam os centros de energia, trazendo saúde á pessoa, energia e vitalidade.
E normalmente as pessoas que padecem de determinados problemas de saúde, possuem padrões de pensamento e comportamento negativo, e por conseguinte as chakras bloqueadas.

Dai que, durante os tratamentos de Reiki dá-se um ênfase especial á natureza dos pensamentos individuais, sua origem e possível alteração, substituição ou total erradicação (no caso destes serem negativos e nocivos á pessoa).

Deste modo, o profissional de Reiki dá indicações á pessoa sob tratamento relativamente á prevenção de futuros distúrbios ao nível do campo energético do corpo e das chakras. O profissional de Reiki é assim um agente "preventivo", "informativo" e "reparador" de problemas de índole energética.
As chakras e a sua aparência


Como é que se podem descrever as chakras?

As chakras são normalmente descritas como discos ou rodas de energia, localizadas em determinadas partes do corpo humano ou animal.
E segundo a tradição oriental tibetana, estas são normalmente descritas como flores de lótus que se encontram dispersas por determinadas partes do corpo humano.

As chakras podem também ser entendidas, como "funis" receptores de energia universal, que se estendem do corpo físico para o exterior, estando localizadas tanto na frente como nas costas do corpo humano ou animal.

E no que diz respeito aos seus níveis energéticos, cada chakra vibra a uma frequência diferente, estando divididas em chakras inferiores e superiores.

Ainda neste âmbito, importa realçar que cada chakra possui o seu respectivo nome, som cor, símbolo e frequência eléctrica, estando as 7 chakras maiores associadas ás cores: lilás, azul escuro (cobalto), azul claro, verde, amarelo, cor-de-laranja e vermelho.

E quando abertas, limpas, energizadas e em harmonia, as chakras encontram-se "alinhadas", possuindo uma cor brilhante, forte e funcionando no sentido dos ponteiros do relógio.

Em que medida é que o estudo das chakras beneficia o ser humano?

O estudo das chakras e o seu funcionamento, reveste-se de importância vital para o bem-estar dos seres humanos.
E isto prende-se com o facto, de estas conterem informação crucial sobre o corpo físico, emocional, mental e espiritual dos seres humanos.
De igual modo, as chakras contem informações de natureza divina relacionadas com a nossa missão nesta vida, existências passadas e karmas que requerem a nossa atenção e se possível resolução.

Finalmente, uma doença física é sempre facilmente perceptível ao nível das chakras e da aura humana ou animal.
E quando o corpo físico padece duma dada doença, as chakras tendem a movimentar-se de modo contrário ao seu funcionamento habitual, podendo inclusive projectar-se como molas para o exterior do corpo humano, ou podendo ter entidades presas no seu interior.

Dai que, cabe ao profissional de Reiki estudar o funcionamento algo complexo das chakras, o modo de as equilibrar, de as corrigir, de as re-alinhar e de remover todo o negativismo que encerram.

O desenvolvimento das chakras ao longo da vida

As chakras são vitais para o nosso desenvolvimento tanto físico, emocional, mental como espiritual.
Estas fazem parte da nossa existência desde o momento em que somos concebidos no útero materno, até á nossa morte física.

Por conseguinte, um bébé quando nasce não possui ainda todas as chakras bem definidas (isto só sucede na fase da infância).
Em contraposição, um idoso ao caminhar para a morte vai perdendo aos poucos as suas chakras e centros de energia.
E com a morte física do corpo, as chakras tendem a diluir-se, misturando-se com a energia do universo, ou voltando ao ponto de origem.

Dai que, o processo de desenvolvimento das chakras é algo que decorre durante uma vida inteira e que se repete em cada nova reincarnação.

Contudo, é na nossa fase adulta que as chakras se encontram mais visíveis, funcionais e desenvolvidas.
E apesar das chakras se irem desenvolvendo de modo harmonioso no decurso das nossas vidas, também pode suceder que uma dada chakra se desenvolva mais rapidamente do que outra.
Sendo assim, uma pessoa que desenvolveu mais as suas chakras superiores (da zona da cabeça, coração, terceiro olho e pescoço), é uma pessoa que atingiu um nível de desenvolvimento elevado nesta vida, sendo talvez um líder religioso carismático, um guru ou um ser altamente "iluminado".

O desenvolvimento espiritual do ser humano

Caso uma pessoa esteja a atravessar uma fase desenvolvidamente espiritual e ao nível das chakras, pode suceder-lhe o seguinte:

1 – A pessoa pode começar por rejeitar a ingestão de carne animal ou derivados desta.
E isto pode estar relacionado com o facto, de a pessoa estar ciente do papel dos animais no planeta e na criação, respeitando-os como seres divinos e que não devem ser ingeridos.
De igual modo, a rejeição da carne animal também pode prender-se com o facto, de a pessoa pretender fazer um jejum e purificação do organismo, limpando-o de excessos físicos e alimentares.
Ainda neste âmbito, todos os "apetites" humanos sofrem duma contenção, redução gradual ou nalguns caso tenderão a desaparecer ex: a ingestão de álcool, o uso de drogas, o tabaco, o sexo, a luxúria, o orgulho, a vaidade, a ambição etc.

2- A pessoa começa a ingerir unicamente o necessário para a sua existência diária e corpo físico, perdendo todo o peso desnecessário.
A pessoa passa ainda a desfrutar mais da comida que ingere, com consciência acrescida sobre o que come, encarando a comida como uma fonte de energia vital para o seu bem-estar físico e espiritual. E caso a pessoa realmente caminhe para a "iluminação interior", pode um dia atingir um nível tão elevado de desenvolvimento que a leve a rejeitar a ingestão total de comida, vivendo unicamente do "Prana".

3- A pessoa começa de igual modo a necessitar de menos horas de sono, sentindo-se subitamente mais energizada, desperta, jovem e consciente da importância do "cedo erguer e do cedo recolher";

4- A pessoa pode de igual modo começar a perder interesse pelas religiões de cariz tradicional, ao mesmo tempo que sente o coração repleto de amor e compaixão por todos os seres humanos, animais e planeta. A religião em vez de ser segmentada ou compartimentada, passa a ser encarada como algo abrangente e parte integrante da existência humana na Terra.
Deste modo, a visão da vida e da existência sofre assim uma alteração profunda, e a pessoa começa a contemplar a realidade e universo como uma dádiva divina;

5- A pessoa ao iniciar o seu processo de desenvolvimento físico e espiritual, irá também gerar uma mudança ao nível do funcionamento das suas chakras.
Após ter começado a desenvolver as chakras superiores, poderá constatar que este desenvolvimento afectou e se estendeu ás chakras inferiores, que subitamente funcionam de modo harmonioso, mais célere e saudável;

6- A pessoa começa a desenvolver uma intuição mais aguçada, sabendo julgar com mais claridade, precisão e objectividade determinados aspectos da sua vida e dos seus relacionamentos. O que outrora era um impedimento á felicidade pessoal tende a desvanecer-se, á medida que a pessoa encara a sua vida sobre o prisma abrangente da criação divina.

7- A clarividência e a clariaudicão podem eventualmente vir a desenvolver-se, sendo um sinonimo claro de desenvolvimento psíquico e espiritual profundo.
Os sentidos e as percepções humanas desenvolvem-se gradualmente, e a pessoa começa assim a julgar situações com maior objectividade, não caindo facilmente nas redes da ilusão, da impulsividade e da emocionalidade.
De seguida, a pessoa começa a compreender dum modo profundo, as diferenças entre a "Verdade" e a "Falsidade", entre o "Real" e o "Irreal", entre a existência bidimensional e a tridimensional, etc;

8 – Finalmente, todos os vícios nocivos á pessoa tendem a cessar por completo! E todas as amizades ou relacionamentos vazias de conteúdo tendem a desaparecer por si só.
O mesmo sucede com os empregos sem futuro ou actividades desprovidas de interesse ou de profundidade.

A titulo de conclusão, importa ainda salientar, que o nosso desenvolvimento humano e espiritual está intimamente relacionado com o nosso desenvolvimento ao nível das chakras.
E tanto a nossa personalidade como os nossos pensamentos e vivências, são o resultado directo da acção e interacção entre o nível físico e o nível espiritual da existência.

Quantas chakras possuí o corpo humano?

O corpo humano possuí 7 chakras maiores e 21 menores.
Contudo, existem milhares de outros centros energéticos de pequena dimensão no corpo humano, e que actuam em conjunto com as chakras.
Estes são igualmente objecto de estudo por parte dos praticantes de Reiki e dos praticantes de outros sistemas de tratamento energético.

As 7 chakras maiores

Chakra da cabeça ou da coroa # 7 (Sahasrara)
Chakra da testa, sobrancelha ou terceiro olho # 6 (Ajna)
Chakra do pescoço ou garganta #5 (Vishuddhi)
Chakra do coração #4 (Anahata)
Chakra do plexus solar #3 (Manipura)
Chakra sacral # 2 (Swadhistana)
Chakra raiz ou da base #1 ( Muladhara)

Como é que se re-alinham as chakras?

Para alem das técnicas utilizadas pelo Reiki para re-alinhar, abrir, estimular, limpar e motivar as chakras, existem ainda outros métodos que podem ser utilizados para o efeito, de entre os quais destacamos:

*

Os Tratamentos com recurso ao uso do pêndulo;
*

A Terapia dos cristais;
*

Os Remédios florais do Dr. Bach;
*

A Terapia dos Anjos;
*

Os Banhos com recuso ao uso de plantas medicinais;
*

Os Banhos de água salgada;
*

A Aromaterapia;
*

A Terapia das cores (Cromoterapia);
*

A Terapia da musica ou dos sons;
*

et

Nenhum comentário: